segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Escrever...


“Escrever ajuda a ultrapassar a solidão.
Escrever ajuda a encontrar a Paz.”


Miguel Sousa Tavares


Gostei de ouvir a entrevista do MST no "Pessoal e Transmissível".

Nunca imaginaria que estas frases pudessem ser dele e também as achei muito bonitas.
Construimos imagens das pessoas, muitas vezes impregnadas com o nosso quadro de referências, talvez por isso, elas ainda nos surpreendam, felizmente e também pela positiva. Nunca me passaria pela cabeça que o MST escrevesse também para ultrapassar a solidão.

Fiquei com vontade de ler o "Rio das Flores", gostei muito do "Equador" (que estava no top de vendas em Salvador da Bahia) e gostei ainda mais do "Sul" que acciona ainda em mim a vontade de viajar pelo prazer de me deixar levar pelas cores e sabores dos lugares.


















Escrever...
Também eu gosto de escrevinhar e fazer colagens durante as minhas viagens, para "guardar" o que vivo.

Escrever...
Hoje, apetecia-me saber escrever.

3 comentários:

Anónimo disse...

...e escreveu Teka, e bem como sempre, com alma, com sentir, e com... solidão!
Solidão disse, ou melhor escrevi, mas afinal será que fazemos sempre tudo para não nos deixarmos envolver por ela, apoderar por essa sensação que contudo, não é uma Inevitabilidade, todos sabemos.
Pode ser duro, pode parecer um labirinto sem saída aparente, pode doer, pode asfixiar mas, HAJA SAÚDE -, e saibamos entendermo-nos como diferenciados, e por isso mais capazes para dar a volta mudando, sem mudar na essência, pois não é verdadeiramente necessário.
Entrega, nunca!
E porquê?
Puro exercício de masoquismo? Não acredito, não aceito.
Quem gosta de estar só? E porque se está só?
Porque se valoriza tanto o passado, quando não é dele que virão respostas confortáveis. Ele serviu para o vivermos, para aprender, para sentir coisas boas - e ao longo de um percurso longo sentem-se e vivem-se muitas coisas boas -, mas dissecar, implicar, devemos fazê-lo no presente, acreditando que estamos a realizar presente, hoje, e que só assim afastaremos esse espectro que nos pode escurecer, um dia, a todos sem excepção. Mais, mesmo não o sentindo em determinado momento, devemos sempre lembrarmo-nos que ele volta se nada fizermos para o contrariar, pois é fácil de perceber que será certo.
Não, não é conversa de "barriga cheia", é um empurrão, mais um alerta, uma sacudida forte que sirva a sua atenção, e explore p'lo realismo, pois a vida não é um sonho obrigatoriamente, mas não tem que ser noite, e trovejar.
Jamais devemos levar longe demais ressacas que, embora legítimas, podem tornar-se anquilosantes, e como alguém diz, devemos sim, não trabalhar culpas, não subestimar tantas qualidades em detrimento de um aparente "falhanço"... lá longe, pois está sempre por comprovar se o foi, taxativamente.
O espelhos de nossas casas têm que, mesmo que com algum custo, a todo o preço, poder voltar a testemunhar sorrisos, ou se não, esperanças terrenas, palpáveis, imediatas, ali... ao virar da esquina, e não lirismo vão e trôpego, irreal, e irrealizável.
Pois o tempo passa, e o primeiro empurrão deve ser nosso, com ou sem ajuda.
Eu disto falo, pois sei o que tenho tentado, não porque o saiba fazer muito bem, muito menos porque tenha qualquer pretensão ou veleidade em passar algo como sendo o caminho indicado. Mas sei que é bom pensar em solidão, preventivamente, para tudo fazer para a não deixar, maldosamente, se instalar (e, claro, não vou recorrer á banalidade de lembrar que também existe muita gente, muitas pessoas, muitos cônjuges, vivendo em "família", incrível e amargamente sós...de tudo, e ainda para mais presos na sua solidão consentida, mas assumida
Claro que também já escrevi para afastar a solidão, para tentar em última instância comunicar, passar algo, mas julgo sem preocupações de vitimização, acredito, nem sempre bem perceptíveis pelo próprio.
Estou a escrever corrido, de improviso, de tal forma que já nem me lembro do que escrevi no início, tão pouco o consigo ler, mas a intenção permanece, e a renovação da msg igualmente. E, por me parecer demasiado evidente, poupo os leitores a uma leitura repetida, pois apenas escrevo para ...empurrar UMA solidão.

Teka disse...

Gostei.

Anónimo disse...

Ora ainda bem.