segunda-feira, 24 de agosto de 2009

B de Berardo...


Goste-se ou não do Joe Berardo, é por causa dele que nos podemos deliciar com as várias exposições de arte moderna e contemporânea, em plena Lisboa com o Tejo por fundo, gratuitamente, sete dias por semana.
É certo que não podemos entrar de mochila, queixa que li num blog por aí, mas podemos fotografar e usufruir todas as experiências que nos são oferecidas.
Entrei pela mão de uns queridos amigos, duas simpáticas americanas e deixei-me levar pelo espaço e pelo tempo que por lá passei.
Fiquei contente porque os portugueses podem ver o que só se via fora de portas. Em 2001 entrei pasmada no Stedelijk Museum de Amesterdão achando ter pisado num outro mundo, apesar de ter tido a sorte de entrar em alguns dos melhores museus de arte moderna da Europa, Centro de Arte Moderna da Gulbenkian incluído. Foi aqui que contactei pela primeira vez com as famosas "instalações" (uma manifestação artística onde a obra é composta de elementos organizados em um ambiente fechado e cuja disposição de elementos no espaço tem a intenção de criar uma relação com o espectador - fonte Wikipedia) e lembro-me de ter ficado perplexa com um pequeno filme de um homem a "barbear" um cato com uma máquina de barbear eléctrica. A exposição que visitei "Arriscar o Real", não fica atrás e é uma aventura percorrer o labirinto recheado de sensações artísticas. Picasso e Joana Vasconcelos estão por lá.
Dois dias depois voltei com o meu sobrinho de 8 anos, descobri novas peças e deliciei-me com o comentário do rapaz que de olhos arregalados assistia a um pequeno filme de dois homens a apedrejar um frigorífico dos anos 50: "e não foram presos?"
Aqui não ficamos indiferentes!
Museu Berardo um lugar a revisitar sempre!

Sem comentários: