segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Titanic...

(clicar na imagem para aumentar)
Uma exposição comovente!
Carota, apesar do desconto do ACP.
Mergulhei no inicio do século XX, com todo o seu dinamismo e avanços tecnológicos, política e organização social. Participei nos sonhos e na luta por uma vida melhor das 2228 pessoas que embarcaram no mítico Titanic, através das suas histórias e objectos resgatados das águas profundas do oceano.
Uma exposição interessante porque distante do nosso tempo e pela oportunidade de conhecer o enquadramento e a história da construção do barco mais famoso do mundo, bem como, pela curiosidade das peças expostas.
Uma exposição muito bem montada, recheada de sons, cheiros e ambientes reconstruídos onde nos sentimos passageiros.
É uma exposição afectiva, não nos deixa indiferentes.
A cada visitante é entregue a réplica de um bilhete de embarque que nos conta as motivações de um passageiro que entra no local errado à hora errada. Não deixa de ser um pouco angustiante apesar de interessante.
A moral: A vida é frágil.
Dedico este post ao Téllo, apaixonado pelo Titanic, no dia do seu níver.
O balanço foi positivo.

1 comentário:

mlanat@yahoo.com.br disse...

Teresa querida, fico felicissimo de ser homenageado com um "post" tão significativo para mim. No início do século XX pensava-se que o homem era o máximo e nem Deus poderia desfazer uma obra sua. Infelizmente assim não foi e o microcosmo que habitou aquele navio por 5 dias era um espelho da Europa, foram 5 dias para que tudo mudasse, mas será que o mundo ficou melhor mais justo com o "beijo do iceberg?".