sexta-feira, 25 de novembro de 2011

À Sílvia...


Em primeiro lugar quero agradecer à Sílvia o convite para ter estado na mesa, num dia tão importante como o do lançamento do seu livro na escola que frequentou. Foi uma honra e um prazer ter-me sentado ao seu lado.
Conheci a Sílvia em 2007 quando um dia me procurou para conversar.
Fizemos juntas um caminho muito bonito durante 3 anos.
A Sílvia tocou-me pela sua sensibilidade, pelo ser humano de excepção que é, pelo seu espírito altruísta, pela sua forma de sentir os outros e o mundo.
Ao ler alguns dos seus "sonhos de prata e ouro", senti saudades de muitas das nossas conversas.
Sinto um orgulho muito especial pelo seu percurso até ao lançamento deste livro que é pura vivência e emoção e que é também a luta pela realização de um sonho.
Vale a pena ler dois poemas belíssimos. O primeiro “Moldura de Ouro” (pág. 89) um dos poemas que a Sílvia mais gostou de escrever e “Pureza” (pág. 23) que é aquele com o qual a Sílvia se identifica mais no presente, apesar de ter sido escrito há alguns anos em 2006, numa fase menos boa da sua vida quando tinha apenas 14 anos.
Duas notas finais:
A primeira vai para todos os jovens. Nunca desistam dos vossos sonhos, trabalhem neles, vão em frente. Não há sonhos impossíveis.
A segunda vai para a Sílvia. Traduz-se no meu desejo para que nunca pare com o seu exercício da escrita e da sua sensibilidade que continue a estudar que continue a olhar e a retratar o mundo dos sentimentos com as suas palavras.
Muitas vezes ao longo dos últimos anos a Sílvia agradeceu-me as nossas conversas.
Quero dizer-lhe, aqui publicamente, que  o nosso encontro enriqueceu-nos às duas.
Eu também aprendi muito consigo.
Obrigada!
"Pureza
Tanta saudade,
Tanta alegria
Tantos estilhaços de optimismo;
É tão forte!
E é tão vivo...
É a única certeza
Deram-me, simplesmente...
A maior pureza!
De um novo sentimento."
In Sílvia Silva (2011). Sonhos de Prata e Ouro. Universus. pp 23

2 comentários:

Paralelo Longe disse...

Parabéns à tua amiga Teka.
Um bj

Teka disse...

Obrigada querida T, a Sílvia é uma jovem de 19 anos muito especial com a qual eu aprendi muito. A minha profissão tem destes encantos que é por vezes conhecer pessoas de excepção.
Beijinhos grandes